sábado, 22 de abril de 2017

Festa da Divina Misericórdia

A Festa da Divina Misericórdia ocupa um lugar privilegiado entre todas as formas da devoção à Misericórdia Divina reveladas à Santa Faustina. Em 1931, nosso Senhor falou à irmã Faustina Kowalska que gostaria que fosse pintada a imagem, e que ela deveria ser solenemente abençoada no domingo após a Páscoa. Esse domingo seria a festa da misericórdia.


"Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia" (D.49).

Na semana que antecede a festa, nos preparamos para ela com uma novena, recitada pelo próprio Cristo a Faustina 1936, Ele próprio a pede e a ensina como e para quem ela deve rezar durante as nove noites. Jesus estreita e mostra os laços da misericórdia durante sua amarga paixão ao recitação a novena.

"Desejo que a festa da misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas especialmente para os pecadores. Nesse dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia"(D. 699).

A grandeza dessa festa aparece nas palavras de Jesus: "...alcançará perdão total das faltas e dos castigos aquele que, neste dia, se aproximar da Fonte da Vida" (D. 300). Deus quer revelar-se no maior atributo e, trás consigo grandes promessas, para bem viver está graça é preciso ter confiança na bondade de Deus, amor ativo ao próximo, estar em estado de graça após a confissão e dignamente receber a sagrada Comunhão.

Depois de celebrada, em 1935, a festa da misericórdia, somente por Santa Faustina, neste mesmo ano, houve a primeira exposição pública da Imagem de Jesus misericordioso. Em 1995, João Paulo II celebrou pela 1° vez a festa da misericórdia na cidade de Roma. Em 2000, ela entrou para o calendário litúrgico da igreja. Santa Faustina, nesse mesmo ano, é canonizada por João Paulo II, que instituiu o "Domingo da Misericórdia Divina", na qual deve ser celebrado em todas as igrejas católicas do mundo.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Terço dos Namorados


Comentarista: Você já pensou no significado de "namorar”? Essa palavra é muito interessante. Dentro dela encontramos outras duas palavras: "Amor" e "Morar". Podemos dizer que, namorar é quando duas pessoas descobrem juntas a "morada do amor”. Os pássaros, enquanto namoram, também encontram o seu ninho. Um casal de jovens que namora com responsabilidade, naturalmente começa a sonhar em construir o seu ninho, a sua casa, um casamento, uma "morada de amor". Deus escolheu um ambiente de namoro para entrar na história. Maria e José certamente sonhavam em construir o seu cantinho. Mal podiam imaginar que Deus escolheria o seu lar para fazer a Sua morada. O Amor se faz criança na morada de Maria e de José. Rezemos por todos os que vivem esta maravilhosa experiência do namoro, para que descubram Deus presente em uma simples troca de olhares.


Leitor 1 - Primeiro Mistério: Maria e José, uma história de amor

"O anjo lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber em tua casa Maria, tua namorada: o que foi gerado nela provém do Espírito Santo"
(Mt 1, 20)

O namoro de Maria e de José é um exemplo para todos os que querem construir juntos uma linda morada de amor. Os dois tiravam um tempo para rezar. Justamente neste tempo de silêncio e oração, Deus falou e agiu no coração de cada um deles. Além disso, aconteceram gestos muito bonitos de ternura e de preocupação pela felicidade um do outro. Há momentos no namoro em que apenas o diálogo, a ternura e a oração podem dar força para continuar o caminho.
(Rezar: 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, Glória-ao-pai, Jaculatória)


Leitor 2 - Segundo Mistério: Nosso corpo é Templo do Espírito Santo

" ...não sabeis acaso que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós e que vos vem de Deus, e que vós não vos pertenceis?" 
(1Cor 6, 19)

Muita gente diz nos dias de hoje: "Este corpo é meu, eu tenho direito de fazer dele o que eu quiser!" Vamos refletir: Nós, como cristãos, colocamos o prazer pessoal acima de todas as coisas e pessoas? E o corpo de meu namorado ou de minha namorada, eu considero como Templo do Espírito Santo ou faço dele um objeto qualquer que possa usar quando quiser e como quiser?
Deus, querendo salvar a pessoa humana, tomou a nossa forma, elevando assim o valor de nosso corpo ao mais alto degrau. Jesus foi "gerado" no seio da Jovem Virgem Maria.
(Rezar: 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, Glória-ao-pai, Jaculatória)


Leitor 3 - Terceiro Mistério: Judas, uma história que incomoda

Jesus disse: "Judas, com um beijo você trai o filho do homem?"
(Lc 22, 48)

O beijo é uma forma muito bonita de expressar a ternura. O filho beija a sua mãe, amigos se beijam, os namorados usam desse gesto para dizer "Eu Te Amo". Era costume no tempo de Jesus, dar "ósculo"(beijo da paz). Judas Iscariotes, porém, utilizou desse gesto de amor e de paz para trair o Mestre. A traição é coisa que nenhum ser humano gosta, pois ela machuca qualquer pessoa. Já a fidelidade é uma qualidade que se deve cultivar desde o namoro.
Atualmente, na nossa sociedade, muitos casamentos não são estáveis por falta de fidelidade, destruindo assim a primeira "igreja" que é a família.
Como eu vivo a fidelidade com o meu namorado ou com a minha namorada? Peçamos a presença do Cristo, fiel até à morte e morte cruz, também em nosso namoro.
(Rezar: 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, Glória-ao-pai, Jaculatória)


Leitor 4 - Quarto Mistério: O nosso defensor

"... eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, que permanecerá convosco para sempre. É ele o Espirito da verdade, aquele que o mundo é incapaz de acolher, porque não o vê e não o conhece. Quanto a vós , vós o conhecei, pois ele permanece junto de vós e está em vós"
(Jo 14, 16-17)

Esse Espirito é aquele que já estava com Maria e com os discípulos no cenáculo e que está hoje em cada um de nós aqui presentes. Ele nos fortalece, conforta e nos defende. É diferente namorar na força do Espírito Santo.
Na Santíssima Trindade, o Pai é o "amante", o Filho é o amado e o Espírito Santo é o próprio amor dos Dois derramado sobre Seus filhos na Terra. Namorar no Espírito Santo é amar alguém com o amor que vem do coração de Deus. Podemos dizer que este namoro sim é o começo do céu aqui na terra. Ama melhor quem ama com o Amor de Deus.
(Rezar: 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, Glória-ao-pai, Jaculatória)


Leitor 5 - Quinto Mistério: O Discernimento

" Por isso é que lhes digo : vivam segundo o Espírito , e assim não farão mais o que os instintos egoísta desejam"
(Gl 5, 16)

Só o discernimento pode nos ajudar a administrar melhor nossa sexualidade e distinguir o que é certo, do que é errado no namoro. A palavra de Deus convida-nos à santidade. Embora os meios de comunicação atualmente não nos ajudem muito nesse campo, necessário é perseverar. Como cristãos, nossos comportamentos no namoro servem de exemplo para os meus amigos ou sigo apenas os meus impulsos da carne e do pecado? Sou prudente, moderado e respeito os ambientes?
(Rezar: 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, Glória-ao-pai, Jaculatória, Agradecimento do Terço, Salve Rainha.)


Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

domingo, 16 de abril de 2017

Terço da Misericórdia

Comece pedindo o Espírito Santo:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Depois inicie o terço com:

Pai Nosso;
Ave-Maria;
Creio.

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se o Eterno Pai:

Eterno Pai, nós Vos oferecemos o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

Nas contas da Ave-Maria, reza-se:

Pela Sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

Ao final de cada mistério, reza-se:

O sangue e a água que jorrastes do coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós.

Ao final do terço, reza-se 3 vezes:

Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Para complementar, pode-se rezar a oração a Jesus misericordioso:

Senhor Jesus, quero ser transformado completamente em Vossa misericórdia.
Ajudai-me para que meu coração seja misericordioso, para que eu possa sentir os sofrimentos do meu próximo e adentrar cada vez mais em vosso misericordiosíssimo coração.
Que todo meu ser seja louvor e glória e que a Vossa misericórdia me sustente. Jesus misericordioso, tende piedade de mim!